Após um exaustivo período de pesquisas e debates optou-se por assistir as pessoas da terceira idade em função de não haver uma política de atendimento a idosos favorável em nosso município e principalmente em nosso entorno Sepetiba e Adjacências.

O INSTITUTO ONIKOJA foi idealizado a partir de um ideal de auxílio humanitário a famílias (com algum idoso) com condições de sobrevivência comprometidas devido a problemas de doença, seja ela física; psicológica ou mesmo social.

Onikoja” significa “dono da coragem” e, apesar de seu principal mantenedor ser uma casa de culto de matriz africana (Humpame Kuban Bewa Lemin),o Centro Cultural visa atender a famílias com idosos que estejam desestruturadas, devido a algum tipo de doença, indiferente a visão política, religiosa e/ou cultural.

Acreditamos que o idoso incluído num contexto familiar, ou mesmo num asilo, não deve ser culpado por qualquer atitude de sua juventude. Quem de nós, em idade de produção e escolhas pode garantir estar tomando decisões acertadas para seu futuro?
Normalmente são as doenças que comprometem o bem estar social: vícios em bebidas e/ou drogas; doenças patológicas e/ou psicológicas ou mesmo “doenças sociais” desestruturam as relações interpessoais afastando os idosos da realidade.

O Insittuto Onikoja atende aproximadamente 100 idosos do entorno de sua sede e tem uma imensa fila de espera aguardando novos “padrinhos” para adotá-los.

Uma vez aprovado seu cadastro e um novo padrinho (colaborador) seja conseguido, nosso assistido passa a receber mensalmente uma cesta básica de alimentos com itens importantes para seu bem estar, fraldas geriátricas (quando necessárias) assim como fica inserido nas oficinas de artesanato, aulas de educação física,

atividades de inclusão social, como por exemplo passeios, festas e atividades de interatividade com a sociedade. Os acamados r

ecebem mensalmente a visita de nossos coordenadores e, para que não fiquem a margem do convívio social, atividades especiais são desenvolvidas para esse grupo.

logo2

 

 

Constituído sob a forma de uma associação civil de direito privado sem fins econômicos ou lucrativos, de carátercultural, beneficente e de assistência social,  o  INSTITUTO ONIKOJA  nasceu a partir de:

VALORES

  • Cooperação
  • Determinação
  • Criatividade
  • Inovação
  • Confiança

MISSÃO

Construir e difundir ações e reflexões direcionadas à sociedade, com base na cultura, nas manifestações e nas expressões de Matriz Africana para o desenvolvimento de experiências e metodologias voltadas à promoção da igualdade e da tolerância. Ao adotar como valores a cooperação, determinação, criatividade, inovação e confiança.

VISÃO

Imprimir um legado social de preservação e promoção do patrimônio ético e simbólico, bem como dos saberes e fazeres, que compõem a nossa herança africana.